A Trajetória

Imagem2O módulo de Recursos Humanos no MBA Executivo Internacional FEA/FIA trouxe a semente do interesse específico em compreender os perfis psicológicos e sua influência no desempenho das pessoas e o impacto nos seus relacionamentos.
A classe foi dividida em cinco grupos para o desenvolvimento de um trabalho que era muito fácil. Três equipes desenvolveram sem qualquer dificuldade enquanto duas equipes não conseguiram produzir qualquer resultado.

Então veio a explicação: Os dois grupos haviam sido formados por executivos com o mesmo tipo de personalidade ( segundo C.G.Jung) de tal sorte que não teriam condições de produzir ou de realizar qualquer atividade em conjunto, independentemente da competência e da intenção de cada participante.
Isto me impressionou muito e ali eu percebi que havia algo muito forte, que merecia ser estudado com maior profundidade.
Com efeito, a identificação dos tipos psicológicos de cada um, bem como a compreensão de que as pessoas têm mecanismos mentais diferentes umas das outras, passou a integrar meu trabalho na gestão de equipes de alto desempenho. Para tal, tive a felicidade de trabalhar em parceria com profissionais brilhantes, especializados nesta área do conhecimento.

A história segue com a vinda do Professor Olivier Joannès ao Brasil, trazendo o Programa Ariadne, por ele desenvolvido na França, a partir de sua vontade de realizar uma ponte conceitual e pragmática entre os diversos modelos de coaching clássico ensinados e utilizados no mercado internacional, e determinados processos analíticos e psico-corporais, também comprovados, ensinados e utilizados no mundo inteiro para acompanhar indivíduos no caminho que os leva a realizar os seus objetivos de vida pessoal e profissional. Tive a minha formação em Coaching Psico-Orgânico com o Olivier em 2015/2016 e hoje também atuo como professor, a convite do Olivier, nas novas Turmas do Curso no Brasil.
A  formação com Certificação através do Gifts Compass Inc. (USA)  no Modelo Original dos Tipos Psicológicos de C G Jung, permitiu o aprofundamento neste tema, proporcionando aos clientes um poderoso sistema de autoconhecimento e melhor compreensão das pessoas em geral.

O “Mapa da Alma”, curso com duração de um ano, ministrado pelo Instituto de Estudos Junguianos de Portugal também me ampliou os horizontes na psicologia analítica Junguiana.

Como  o conhecimento é sempre bem-vindo, fiz duas formações na Sociedade Brasileira de PNL, o Practitioner e o Master Practitioner; ferramentas incríveis que potencializam o meu trabalho como Coach.

Numa sequência natural, acrescentei a formação como Hipnólogo pela Academia Brasileira de Ensino Clínico e Experimental da Hipnose, seguida com a formação de Practitioner em Hipnoterapia pela Academia da Formação Dr. Alberto Lopes reconhecida pelo The American Board of Hypnotherapy e pela Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise.

A cada nova formação vou percebendo que tem muito mais para aprender e isto me estimula a buscar mais e mais o saber e ajudar as pessoas, cada vez mais e melhor.